The Flag of Scotland

Padrão

Hi guys!

A Saint Andrew’s Cross é o símbolo da bandeira nacional da Escócia.


O apóstolo e mártir Santo André (Saint Andrew), foi cruxificado pelos romanos em Patras, no Peloponeso. Segundo a tradição, Saint Andrew foi cruxificado numa cruz denominada crux decussata, em forma de X, pois o apóstolo considerava-se indigno de ser cruxificado numa cruz latina como a que Jesus fora.

O uso da iconografia do martírio de Saint Andrew, retratando o apóstolo preso a crux decussata, aparece pela primeira vez no Reino da Escócia (Kingdom of Scotland) em 1180 ao longo do reinado de William I. A imagem foi retratada em selos reais ao longo do século XIII.

Entretanto, o uso simplificado do símbolo associado à Saint Andrew, o qual, no entanto, não retrata a imagem do apóstolo, mas apenas a Saltire ou crux decussata (do Latim crux, “cross” em inglês, e “cruz” em português; e decussis, que representa o numeral romano X), tem suas origens somente no século XIV.

O motivo pelo qual essa cruz se tornou no símbolo de um reino é que segundo a lenda, em 832 d.C., o rei Óengus II, liderou um exército de Pictos e Escotos em batalha contra os Anglos, liderados por Æthelstan, próximo a onde hoje é Athelstaneford.
A lenda sustenta que ao suplicar em oração, na véspera da batalha, Óengus jurou que se a vitória fosse conquistada, ele nomearia Saint Andrew como santo patrono da Escócia.
Na manhã da batalha, nuvens brancas formaram no azul do céu uma forma de X, enfrentaram o campo de batalha com bravura, e embora em número inferior ao exército dos Anglos, o rei Óengus foi vitorioso.
Tendo interpretado o fenômeno como uma representação da crux decussata na qua Saint Andrew foi cruxificado, Óengus honrou seu juramento, transformando o símbolo religioso em símbolo da Escócia.

Lion Rampant of Scotland

Além da Saint Andrew’s Cross como bandeira nacional da Escócia, os escoceses ainda têm uma outra bandeira conhecida como The Royal Standard of Scotland, Banner of the King of Scots ou mais comumente Lion Rampant of Scotland, que é a bandeira real das armas escocesas, historicamente usada pelo Rei dos Escotos. Contudo, o uso da Lion Rampant of Scotland é restrito à oficiais de Estado, que representam a soberania escocesa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s