A influência normanda

Padrão

O inglês nasceu da fusão de dialetos de povos germânicos, como os saxões, jutos, frísios e anglos e da influência do Latim, pois a Grã-Bretanha foi ocupada por Roma no século V d.C.; assim como do francês da Normandia, após a conquista normanda da Inglaterra no século XII.

Indoeuropian language tree


Portanto, embora sua origem seja germânica, a influência política e cultural exercida por Roma, e pelos normandos, assim como o isolamento geográfico em relação ao resto da Europa, fez com que o inglês se desenvolvesse independentemente das demais línguas germânicas, como o dinamarquês, o sueco, o norueguês, o holandês, etc.
Por isso, podemos observar algumas diferenças léxicas existentes entre o inglês e as demais línguas germânicas, que são muito interessantes.

Os ingleses usam a palavra change, derivada do francês, que significa mudar ou mudança, enquanto os alemães usam Änderung para designar mudança.  Outra palavra é movement, parecido com o português movimento, pois é originária de uma língua latina, o francês, ao passo que os alemães usam o termo Bewegung, algo que poderíamos colocar em inglês como be-way-ing, ou seja “prosseguindo ao longo do caminho”. Em inglês falamos exit, palavra de origem latina que significa saída, mas os holandeses falam uitgang, que em inglês significaria algo como out-going, que traduzido livremente poderia significar “ir para fora”.

Há também diferenças léxicas entre sinônimos de origem germânica, como no caso do inglês care e do alemão Sorge, pois ambas as palavras podem significar cuidado, atenção, querer bem.  Ambos, care e Sorge são oriundos do proto-germânico karō e surgō respectivamente. Contudo, karō prevaleceu no inglês, enquanto surgō no alemão, holandês e nas línguas escandinavas. A raiz surgō sobreviveu no inglês com uma nova essência em sorrow, a qual pode significar pesar, aflição, dor ou sofrimento.

»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s