As origens da língua inglesa

Padrão

A origem histórica do inglês é a fusão entre os dialetos dos povos germânicos, que colonizaram a Grã-Bretanha no século V d.C, como os saxões, jutos, frísios e anglos.

Da tribo germânica dos anglos nasceu a palavra English (Englisc em inglês arcaico) e England (de Engla land “Land of the Angles”, em português “Terra dos Anglos”).

O inglês também foi influenciado pelo Latim, devido a ocupação romana no século V d.C.

Por essa razão, o inglês arcaico refletia a variada origem dos reinos Anglo-Saxões da Grã-Bretanha, mas um desses diversos dialetos eventualmente se tornou dominante. É no Saxão Ocidental Tardio (Late West Saxon) que o clássico poema épico da cultura anglo-saxã foi escrito, Beowulf, obra anônima, datada entre os séculos VIII e XI.

As primeiras linhas de Beowulf em inglês arcaico:


Hwæt. We Gardena in gear-dagum,

þeodcyninga, þrym gefrunon,

hu ða æþelingas ellen fremedon.


Ouçam-me! Nós que ouvimos dos heróis dinamarqueses

Antigos reis e a glória que conquistaram,

Para si, brandindo poderosas espadas!


Contudo, no século XI, com a conquista normanda da Inglaterra, o inglês arcaico sofreu a influência do francês da Normandia, que o transformou através das cortes e do governo. As mudanças linguísticas oriundas da invasão normanda culminaram no chamado inglês medieval, embora o Latim continuasse a ser a lingua franca da vida intelectual e da Igreja Católica na Europa, embora, posteriormente, os humanistas da Renascença tenham cunhado palavras oriundas do Latim em alusão a conceitos para os quais não existiam palavras em inglês.

primeira página de Bewoulf em Cotton Vitellius A. xv.

Já o inglês moderno, como conhecido pela obra de William Shakespeare, em geral é datado a partir de 1550, quando a Grã-Bretanha se tornou um império colonial. O inglês foi adotado na América do Norte, Índia, Austrália e diversas outras antigas colônias britânicas, se expandido ao longo do século XX pelo grande poder político-econômico conquistado pelos Estados Unidos.

»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s