Present Continous & Present Simple

Padrão

Hy guys!

Para entender melhor a diferença entre o present continuous e o present simple analise os exemplos:

Present Simple (I do)
O present simple é usado para nos referirmos a situações que acontecem sempre ou com frequência, como nossa rotina: “I always eat vegetables”; ou algo que é verdadeiro: “Bees make honey”, “the Earth goes around the sun”.

- Water boils at 100ºC.   A água ferve a 100ºC.
- Excuse me, do you speak German?    Com licença, você fala alemão?
- It rains very much in summer.     Chove muito no verão.
- I always go to bed before midnight.    Eu sempre vou dormir antes da meia noite.
- Most people learn to swim when they are children.   Muitas pessoas aprendem a nadar quando são crianças.

Use o present simple para situações permanentes:

- My parents live in London.    Meus pais vivem em Londres.

- John isn’t lazy. He works very hard most of the time.
John não é preguiçoso. Ele trabalha duro boa parte do tempo.


Present Continuous (I am doing)
Observe bem a diferença, pois nós usamos o present continous para nos referirmos a coisas que estão acontecendo no agora ou num período que abrange o agora, como este mês, este ano, essa semana…

- The water is boiling. Can you turn it off?   A água esta fervendo. Você pode desligar?
- Listen to those people. What language are they speaking?
Ouça aquelas pessoas. Que idioma eles estão falando?
- Let’s go out. It isn’t raining now.   Vamos embora. Não está mais chovendo agora.
- ‘Don’t disturb me. I’m busy.’     ‘Why? What are you doing?’
‘Não me perturbe. Eu estou ocupado.’      ‘Porque? O que você está fazendo?’
- I’m going to bed now. Good night!    Estou indo dormir agora. Boa noite!
- Maria is in England at the moment. She’s learning English.
Maria está na Inglaterra no momento. Ela está aprendendo inglês.

Ao contrário do present simple, nós usamos o present continuous para situações temporárias:

- I’m living with some friends until I find a flat.    Eu estou morando com alguns amigos até encontrar um flat.
- ‘You’re working hard today’ ‘Yes, I have a lot to do.’
‘Você está trabalhando duro hoje’ ‘Sim, eu tenho muito a fazer.’

Qualquer dúvida, não hesitem em escrever. See you around!


Fonte: 
English Grammar In Use by Raymond Murphy. Cambridge University Press, 1994.

Uma resposta »

Deixe uma resposta

